Desabafo ou busca por validação?

Quando você se sente sobrecarregado com algo ou está passando por alguma situação ou momento desafiador e busca alguém para falar sobre isso, você está buscando essa pessoa para compartilhar e, com isso, conseguir tirar o peso que guarda no interno ou para que ela valide as suas emoções e a forma como você vê determinada situação?

Clarice Moreira

2/1/20231 min read

Não tem problema algum querer dividir com quem você ama e confia algo que está te incomodando ou desestabilizando. A questão é: o que você realmente busca ao fazer isso?

O que você realmente está procurando: acolhimento ou validação?

Porque nem todo mundo sabe lidar com desabafos alheios - nem todo mundo vai saber simplesmente ouvir e estar ali para você sem emitir julgamentos e opiniões (e não fazem isso por mal, mas é como sabem lidar com desabafos alheios) -, então, é importante que você busque pessoas que realmente sejam um local seguro para você (que saibam ouvir e estar ali para você, totalmente ali, sem julgamentos), mas que também pense o que você está buscando de fato com isso, porque, caso seja a validação, qualquer mínimo sinal que você interprete como “fulano está me julgando”, isso só vai piorar seu desconforto com o que esteja vivendo, te fazendo sentir ainda pior - e talvez ainda te coloque na defensiva com o outro, podendo gerar uma briga desnecessária.

Você precisa ser a primeira pessoa a validar suas emoções, o direito de senti-las (como qualquer pessoa) sem auto julgamento - mas com autorreflexão, claro: “por que me sinto assim realmente? minhas emoções estão proporcionais ao ocorrido? ou é algo mais profundo que me incomoda?” - para que eventual julgamento alheio não te jogue ainda mais para baixo.

Então,

Reflita mais sobre o que de fato busca ao desabafar,

E também selecione bem os seus “locais (as pessoas) seguros” para isso.

Um super abraço,

Clarice