Imediatismo: um mal cada vez mais presente…

Com toda a expansão das redes sociais, notícias do mundo inteiro atualizadas a cada segundo & com acesso à tanto coisa com um simples clique na tela do celular, o senso de urgência tem ficado cada vez maior. As pessoas querem tudo pra ontem. Resultados imediatos. Transformações imediatas. Mas a verdade é que quase tudo demanda tempo. Tempo, paciência e dedicação.

Clarice Moreira

12/28/20223 min read

Se você parar & observar a natureza, vai ver que para tudo há um tempo e um processo: no exemplo batido da lagarta que vira borboleta, nas sementes que viram flores, nas fases da lua… tudo tudo tudo mesmo tem seu tempo.

E cada pessoa tem o seu próprio tempo também, assim como cada planta tem seu tempo de germinar. Somos únicos, mas andamos nos esquecendo disso com uma frequência assustadora. E aí achamos que por fulano ter conseguido realizar tal coisa em X período de tempo, também precisamos fazer nesse - ou em menor - tempo, ou então valeremos menos. Como se nosso valor fosse atrelado à velocidade que caminhamos. Como se nosso valor se medisse pelo que a gente faz & realiza, e não por sermos quem somos e ponto.

Poucos se dispõem a percorrer o processo: seja do autoconhecimento, da construção de uma inteligência emocional & autoestima ou de uma carreira na área que quer. Ou de qualquer outra coisa.

A maioria quer passes mágicos.

Milagres.

Resultados imediatos.

Dá trabalho? Então, tô fora.

Não quer o esforço.

Não quer fazer renúncias.

Não aceita o cair & levantar.

Quer X, mas não quer pagar o preço por X.

No autoconhecimento & desenvolvimento pessoal, vejo muita gente querendo saber tudo & se curar de tudo da noite para o dia. As pessoas querem soluções para aqueles desafios e problemas atuais, mas não querem ir fundo, vivenciar e percorrer o processo de enxergar e lidar com a causa - a raiz dessas questões. Querem: "Passo 1 > Passo 2 > Passo 3 > Plim, desafio desaparecido, problema resolvido". Mas não é assim que funciona.

A vida não é uma fórmula de matemática.

Somos seres únicos, cada um de nós.

Temos nossas individualidades, que fazem com que o que funciona com fulano, talvez não funcione com ciclano e beltrano. É fundamental, então, olhar pra própria caminhada & se dispor a percorre-la, como você pode, como dá pra você, como é possível pra você a cada momento.

Não vai ser fácil sempre.

Nem rápido.

Mas é o único caminho: aceitar o processo.

Pra isso, trouxe algumas sugestões de como trabalhar o confiar & entregar (fazendo o melhor que puder e estiver ao alcance e deixando o restante com o tempo) e a paciência:

  • conecte-se mais com a natureza e seu processo - seja através de alguma criança próxima, um bichinho ou uma planta (plantar é algo que nos obriga a ter paciência e, colocada a sementinha lá na terra e tendo os cuidados necessários, entregar pro tempo…).

  • você acredita em algo maior? Deus, Universo ou o que for? se sim, então, crie um momento na sua rotina pra essa conexão - da forma que funcionar pra você.

  • revise sua rotina, reflita se não há hábitos demais que te deixam acelerado(a) - o próprio uso excessivo das redes sociais e de eletrônicos - e veja como pode diminuir e substituir por hábitos mais calmos e que não ativem em você o senso de urgência e correria.

Imediatismo, emoções desconfortáveis & fuga:

Sempre recebo muita mensagem sobre questões relacionadas às emoções desconfortáveis - como ansiedade, medo, tristeza… mas, principalmente, o medo - e percebo que algumas pessoas esperam uma resposta como "ah, só você fazer X e pronto, a emoção some e não tem mais que lidar com ela", ou seja, uma solução imediata e instantânea.

Mas novamente: não é assim que funciona.

As emoções fazem parte da nossa experiência humana.

E lidar de uma forma mais saudável & inteligente com elas é um processo.

Como você tem lidado com as suas emoções desconfortáveis?

  • você joga pra baixo do tapete e deixa uma poeira virar uma enorme massa de sujeira?

  • você deixa a emoção te controlar & paralisar?

  • ou você aceita a sua presença, reconhece, se acolhe e lida?

Lembre que essas emoções não vão sumir.

Medo, ansiedade, tristeza… todos sentimos, em graus & momentos diferentes.

Não tem uma solução mágica que faça desaparecer.

Não tem um método instantâneo que te livre delas.

Mas você pode se dispor a mergulhar no processo - demanda tempo - pra entendê-las e lidar de forma mais saudável e funcional pra você.