O que o desconforto pode te ensinar?

O desconforto não precisa ser algo do qual se fugir. Até porque, muitas vezes, o nosso crescimento acompanha um certo desconforto também.

Clarice Moreira

12/14/20222 min read

Sabe aquele desconforto que está ali todo dia esperando você pegar nas mãos dele e encarar? O desconforto gerado pelo medo do novo, iniciar uma conversa importante, dizer "não", mergulhar em si...

Se, em vez de fugir & evitar esse desconforto, você escolher começar a lidar realmente com ele, o que pode aprender? O que ele tem a te ensinar? O que pode desenvolver a partir disso? O que pode melhorar, aprender, curar & desenvolver ao lidar com esse desconforto e que vai facilitar sua vida depois?

Somos ensinados, desde criança, a nos distrairmos do desconforto.

Buscamos à todo custo construir pontes para passar por cima dos desconfortos ou tentamos desviar a rota e contorna-lo, evita-lo… Mas será que não é justamente o mergulhar, o andar descalço por esse desconforto, que vai nos fazer crescer e chegar mais perto da vida que sonhamos?

Será que todo o trabalho e energia usados para desviar dos desconfortos não é justamente o que tem adiado nossos sonhos?

Viver evitando lidar com o desconforto já não é um desafio? Já não é, no final, desconfortável por si só? Então, não seria melhor olhar para o desconforto e falar "ok, estou assustado com isso, mas o que eu posso aprender?".

O que seu desconforto - se encarado - pode te ensinar, trazer, curar?

O que te espera do outro lado dele?

Já pensou nisso?

Fica o exercício pra você refletir mais sobre isso & trazer clareza e consciência pra alguma situação que possa estar lidando e deixando o desconforto vencer:

Do que você está com medo? Qual desconforto está vindo forte por aí?

Escreve “Hoje, me sinto desconfortável ao… Hoje, estou com medo de…”

Em seguida, já acrescenta: “Mas estou lidando de frente com isso, sei que sou capaz de atravessar & lidar com esse desconforto/medo e, com isso, eu vou aprender/melhorar/curar/desenvolver (acrescente aqui o que é), que vai facilitar minha vida, porque (com isso que você vai aprender/melhorar/curar/desenvolver, como a sua vida ficaria mais fácil? no que isso vai ser bom?).

Guarda isso com você e releia quando o medo quiser falar mais alto do que sua vontade de crescer & construir a vida que você realmente sonha!

Um super abraço,

Clarice