Você se permite descansar?

A sociedade tem vivido cada vez mais uma romantização da produtividade excessiva: aquela ideia de que se você não está criando, produzindo, construindo, estudando ou trabalhando em algo, então, você está sendo um inútil e perdendo tempo. Mas isso só acaba com a nossa energia, criatividade e disposição para a vida - e, no final, prejudica a própria produtividade.

Clarice Moreira

1/11/20232 min read

Tem-se uma ideia na sociedade de que o momento de descanso é no final de semana e só. Mas, pera, será que viver é isso mesmo (se matar de segunda à sexta e só ter descanso em dois dias)?

É claro que trabalhar & estudar são coisas importantes e que contribuem MUITO para o nosso desenvolvimento enquanto pessoas. E eu amo ambos. Mas a vida não se resume à isso. E, se a gente começar a olhar mais para as coisas que faz no tempo em que não está trabalhando e/ou estudando (redes sociais, televisão…), vai perceber que dá sim para descansar ao longo da semana também, que dá sim para fazer as coisinhas que você diz que tanto quer & te fariam bem, mas que vive justificando o adiamento delas com "ah, queria, mas não tenho tempo".

Então, isso é um lembrete pra você respeitar seus limites (do corpo & da mente) e fazer mais coisas que te nutram a alma e descansem a mente/corpo por aí.

Das coisas que você enche o seu dia, quantas você realmente precisa fazer?

Quantas você percebe que tem sugado sua energia?

Quais você poderia delegar?

Quais você poderia diminuir o tempo?

Fazer um rastreamento do seu dia por uma semana pode ajudar a ter uma clareza maior sobre como seu tempo vem sendo usado (ou gasto, se for com coisas que sequer são obrigações e que ainda te fazem mal, no fim das contas) e como pode reorganizar isso melhor. Que tal, a partir de segunda-feira, começar esse rastreamento? Pode ser num caderninho, no bloco de notas do celular… anote cada coisa que fizer no seu dia & o tempo que levou (inclusive - e isso vai ser importante demais -, os momentos mexendo no celular).

Desacelerar e/ou pausar não é luxo. É necessidade.

Mas muitas vezes usamos o tempo que teríamos pra isso com coisas que só sugam ainda mais nossa energia mental (aquelas coisinhas que todos sabemos: ficar rolando feed de redes sociais por horas, ficar fofocando sobre a vida alheia, ficar horas com a cara vidrada na TV vendo série - e, fique claro: amo série também, mas é importante saber até que ponto isso está sendo saudável ou te deixando ainda mais cansado).

E fica a sugestão de dois livros que vão aquecer a alma por aí e lembrar sobre o que de fato importa:

  • O mais simples presente: Aprendendo a observar o mundo com a alma e a encontrar beleza em todos os lugares - clica aqui

  • O Livro do Conforto - clica aqui

Aproveitando, vou deixar aqui a minha lista de indicações de leituras de ficção (especialmente, de romances) pra te ajudar a tomar (ou retomar) o gosto pela leitura e ainda ter uns momentinhos especiais de lazer: clique aqui para acessar a lista.

Um super abraço,

Clarice ♡